Introdução
Antes de te apresentar os Quatro Pilares do Sucesso, quero perguntar o seguinte: O que é sucesso para você?
Deixe nos comentários, por favor, sua definição de sucesso. Muito provavelmente ela será um pouco diferente da minha, mas tudo bem.
Por mais que nossas definições de sucesso possam ser diferentes, os quatro pilares que vou te apresentar aqui serão muito úteis para te apoiar na busca pelo seu sucesso.
Minha definição sobre sucesso é muito simples: Sucesso = Alcançar os objetivos definidos.
Assim como as fundações de um prédio estão “dentro” da construção, os quatro pilares do sucesso estão “dentro” de cada um de nós.
O que quero dizer é que os fundamentos do sucesso não estão relacionados com aspectos externos, como recursos financeiros, materiais ou tecnológicos, ou como uma ampla rede de relacionamentos.
Dependendo dos seus objetivos muitos desses aspectos serão importantes, é claro. Assim como os materiais utilizados na construção e no acabamento do prédio também são.
Mas eles não são os fundamentos, eles não são os pilares do sucesso.
Os quatro pilares são o apoio necessário para tudo o que deverá ser feito para alcançar seus objetivos independentemente dos obstáculos que possam surgir.
Eles são sua estrutura interna, que vai suportar o que for preciso para você alcançar seus objetivos.
A questão é que quanto mais desafiadores forem os objetivos, mais resistentes precisarão ser os pilares. Como em uma construção, as fundações para um prédio de trinta andares deverão ser mais resistentes do que as de um de dois andares.
Se nossos pilares têm algo em comum com as fundações de um prédio, têm também uma grande diferença.
Adaptar as fundações de um prédio depois de ele ter sido completamente construído pode até ser possível, mas tende a ser algo muito complexo e custoso – um amigo engenheiro me disse uma vez que em engenharia tudo é possível, embora nem sempre seja economicamente viável. Desenvolver, fortalecer e manter nossos pilares é muito mais fácil, mas também é algo a que devemos dedicar nossa atenção permanente.
Os Pilares
Vamos a eles.
- Foco – Me refiro ao foco necessário para o estabelecimento de objetivos. Ele é necessário para garantir que nossa energia e nossos recursos (inclusive e principalmente o tempo) não se dispersem. É claro que no momento em que formos estabelecer os objetivos precisaremos “abrir o foco” e observar o contexto atentamente. Uma vez compreendido tudo o que for preciso, é hora de ajustar o foco naquilo que realmente desejamos alcançar, definir estratégias, identificar recursos, planejar ações e seguir em frente;
- Disciplina – É preciso ter disciplina para colocar em prática o que foi definido. Você conhece alguém que tenha definido objetivos desafiadores, chegado até o ponto de planejar as ações e parado tudo uma semana depois? Eu só preciso olhar no espelho para achar uma pessoa que já passou por isso algumas vezes – mas que luta diariamente para desenvolver a disciplina e colocar suas ações em prática. A disciplina é a característica que precisamos desenvolver a fim de garantir que faremos tudo o que foi previsto, inclusive monitorar os resultados e mudar o que não estiver funcionando como o previsto.
- Resiliência – Aqui nós temos um conceito emprestado da física. Resiliência é a propriedade de um material voltar à sua forma original após cessar a pressão a qual estava sendo submetido. No nosso caso é nossa capacidade de nos recuperarmos dos estresses, fracassos, crises etc. Estamos sempre expostos a uma diversidade de situações que podem minar nossa resistência, nossa confiança e nossa energia. Trabalhar este pilar vai garantir nossa sobrevivência apesar das adversidades.
- Perseverança – Perseverar é perseguir de forma consistente os objetivos definidos, é retomar o caminho após se recuperar dos tombos, é não desistir nos primeiros obstáculos que surgirem. Se a resiliência te levanta, a perseverança te alinha com o caminho de novo.
Como eu disse, os pilares estão “dentro” de cada um de nós e cabe a nós desenvolver, fortalecer e manter cada um deles.
Se cada pilar tiver uma estrutura diferente, uns mais “fortes” do que outros, seu sucesso poderá ser comprometido. Se um pilar ruir, o equilíbrio é perdido.
Nós precisamos cuidar de cada pilar, principalmente daquele que está mais fraco, daquele que sabemos que temos mais dificuldade para desenvolver.
Alguns tem dificuldade para manter o foco para definir seus objetivos, para outros pode faltar a disciplina para cumprir o que foi estabelecido, outros terão dificuldades para se recuperar dos impactos, alguns desistirão do objetivo ao primeiro obstáculo.
Se faltar foco vai haver dispersão de energia e recursos. Se faltar disciplina, as ações não serão implementadas. Faltando resiliência os impactos causarão consequências ainda maiores. E sem perseverança o risco é ficar buscando novos caminhos sem chegar ao final de nenhum.
Os pilares precisam resistir para que consigamos planejar, executar, reconstruir e insistir até alcançarmos o sucesso desejado.
Agora vou sugerir uma coisa a você. Escolha uma pessoa de sucesso, de preferência uma que seja possível encontrar informações sobre a história dela, e procure verificar seus quatro pilares.
Me permita te perguntar mais uma coisa. Você pretende ter sucesso no alcance de objetivos desafiadores?
Caso sua resposta seja sim, vou apresentar outra sugestão. Dedique uns bons minutos refletindo sobre como está cada um dos seus quatro pilares. Volte no texto até o ponto em que eu apresento cada pilar, releia e pense sobre o que pode passar a fazer para desenvolver aquele que está mais fraco.
Os Quatro Pilares do Sucesso fazem parte dos fundamentos de nossa comunidade de desenvolvimento de líderes, a Kolme Desenvolve Liderança, porque eles são a base para quem deseja se tornar um líder de sucesso.
Liderança consiste em influenciar pessoas, certo? Você acredita que seja possível influenciar pessoas a realizar ações para alcançar objetivos antes de conseguir influenciar a si próprio?
O líder tem que estar com seus pilares em dia para conseguir definir e comunicar seus objetivos, agir e influenciar os demais a agir. Cabe ao líder ajudar sua equipe a se recuperar dos impactos, não é mesmo? Como ele fará isso se não estiver com seu próprio pilar da resiliência devidamente desenvolvido?
Para viabilizar o desenvolvimento adequado dos Quatro Pilares do Sucesso, na comunidade nós trabalhamos cada um deles e acompanhamos a evolução dos membros para nos certificarmos de que suas decisões e ações estejam alinhadas com seus objetivos desafiadores.
Vou deixar o link para você conhecer melhor nossa Comunidade Kolme Desenvolve Liderança, clique aqui e venha participar conosco.
Espero que a partir do que tratamos aqui você reforce seus quatro pilares e alcance seus objetivos mais desafiadores.
Abraço e sucesso!