INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA – É IMPORTANTE DESENVOLVER!

 

Olá,

 

Neste texto eu quero te apresentar a visão sobre o que nós, da Kolme, definimos como Inteligência Estratégica, e a importância de se implementar integralmente este conceito em sua organização.

Chamamos de Inteligência Estratégica o conjunto de conceitos, métodos, ferramentas e práticas que estão relacionados com a definição, implementação, acompanhamento de resultados e eventuais redirecionamentos das estratégias da organização.

Faz parte de nossos objetivos contribuir para o desenvolvimento da Inteligência Estratégica de nossos clientes, pois acreditamos que só assim estaremos viabilizando o alcance de seus objetivos no longo prazo.

O desenvolvimento da Inteligência Estratégica leva à otimização de resultados e racionalização do uso de recursos na medida em que vai se incorporando ao mindset [1] da organização.

Os maiores benefícios surgem a partir do momento em que todo o time de colaboradores tiver internalizado a forma de pensar e de agir alinhadas com os objetivos e as estratégias definidas para alcançá-los.

Mas você pode estar se perguntando como fazer para desenvolver a Inteligência Estratégica em sua organização.

Ok, vamos lá.

Em primeiro lugar, é necessário implementar uma metodologia que possibilite a elaboração de um Planejamento Estratégico coerente com o momento pelo qual passa a organização e considerando o contexto no qual ela está inserida.  Esta ação deve acontecer de forma estruturada e sem deixar pontas soltas ou inconsistências que possam inviabilizar a obtenção dos resultados desejados.

Nós utilizamos uma metodologia que apresenta quatro etapas bem definidas (Orientação, Diagnóstico, Direção e Operação) que vão sendo construídas sucessivamente e, ao término de cada etapa, há um momento de avaliação que tem por objetivo verificar se as definições e deliberações realizadas nas etapas anteriores foram consideradas, ou se é necessário rever alguma coisa para garantir que o resultado final seja coerente.

As ferramentas propostas para a realização de cada etapa vão proporcionando a construção de um Planejamento consistente, abrangente e com a profundidade necessária.

Em seguida, deve-se garantir que as ações planejadas serão efetivamente implementadas. Afinal, elas serão responsáveis pelos resultados. Pode parecer óbvio, mas todos conhecemos exemplos de ações que foram planejadas mas não chegaram a ser implementadas.

A gestão do dia a dia deve ser realizada de modo que todas as ações sejam alinhadas com as definições estratégicas. Para se conseguir isso é preciso obter o comprometimento de todos. Cada colaborador deve ter a exata noção da relevância de sua participação para o alcance dos objetivos.

A partir da implementação das ações previstas, inicia-se o processo de acompanhamento de resultados e monitoramento do ambiente, de modo a verificar, por um lado, se os resultados esperados com a implementação das ações estão ocorrendo, e por outro, se as tendências e incertezas identificadas estão se confirmando ou não. O monitoramento pode revelar que determinadas ações não estão sendo suficientes, ou algum concorrente pode ter inovado de alguma forma e isto pode estar impactando suas vendas, assim podem ser necessários ajustes, e eles deverão ocorrer tempestivamente.

Durante o processo deverão ser gerados direcionadores estratégicos que orientarão a abrangência das ações para cada um dos seguintes tópicos:

Governança – Voltadas para as relações entre as partes interessadas

Processos – Sendo Primários, de Suporte ou de Gerenciamento

Estrutura – Envolvendo a forma de segmentar e hierarquizar unidades organizacionais

Pessoas – Desenvolvimento de Competências

Recursos – Financeiros, Materiais e Tecnológicos

Cada um dos aspectos mencionados pode exigir ações com o objetivo de proporcionar as mudanças necessárias para que a Visão da organização seja alcançada no prazo previsto no Planejamento.

Veja a representação gráfica de nossa perspectiva sobre Inteligência Estratégica:

inteligencia-estrategica

 

 

 

 

 

Agora pense um pouco a respeito disso.

O mundo está passando por mudanças profundas e velozes. O que sua organização está fazendo para aproveitar as oportunidades e mitigar os riscos que se surgem em função dessas mudanças?

Analise o quadro acima e responda francamente as seguintes perguntas:

Sua organização está fazendo o possível para obter os melhores resultados?

Está gerando o máximo de valor para seus clientes?

Onde a organização estará em cinco anos se mantiver o ritmo e a direção atual?

Espero que essas perguntas possam ter proporcionado reflexões sobre o que fazer para garantir a sobrevivência e crescimento no longo prazo. Essas reflexões podem ser os primeiros passos para uma mudança significativa de rumos.

E aí, o que achou de nossa perspectiva sobre Inteligência Estratégica?

Registre seu comentário, diga-nos o que você pensa a respeito do tema.

Se quiser conversar mais detalhadamente, envie-nos sua mensagem para contato@kolme.comm.br

Abraço e sucesso!

 

Autor: Leonardo Faletti

Janeiro/2019

[1] Conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente comportamentos e pensamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *