Dicas sobre canvas do modelo de negócio

  • por

Olá!

Este vídeo apresenta dicas sobre o Canvas do Modelo de Negócio, uma ferramenta que te ajudar a analisar todos os aspectos relevantes do seu negócio em uma única página.

A ferramenta Canvas do Modelo de Negócio foi desenvolvida pelo suiço Alex Osterwalder e é muito bem apresentada no seu livro “Business Model Generation” (segure o link: https://amzn.to/3dLcgiS).

Ela é formada por nove blocos que representam os aspectos relevantes de seu negócio.

1) Segmento de clientes – Aqui você registra os segmentos de clientes que atende ou pretende atender.

2) Proposta de Valor – Registre como resolve, ou pretende resolver, problemas do seu cliente.

3) Canais – Quais os canais que utiliza, ou utilizará, para viabilizar que sua proposta de valor (já transformada em produtos ou serviços) seja conhecida por seus segmentos de clientes e entregue a eles.

4) Relacionamento com clientes – Como se relaciona, ou pretende se relacionar, com cada segmento de clientes definido no seu Canvas.

5) Receitas – Como pretende capturar parte do valor gerado e entregue aos clientes. Venda única, assinatura etc. Atenção: Tudo o que vimos até agora deve ser bem detalhado, de modo a te ajudar a preencher os próximos quadros.

6) Recursos-chave – Quais os recursos necessários para elaborar e entregar sua proposta de valor.

7) Atividades-chave – Quais as atividades que precisa realizar para elaborar e entregar sua proposta de valor.

8) Parcerias-chave – Que parcerias precisa estabelecer para elaborar e entregar sua proposta de valor. Pense nos parceiros que complementam suas competências, recursos ou atividades.

9) Custos – Identifique os custos relacionados com cada um dos blocos anteriores.

Atenção: Observe que quanto mais detalhado tiver sido o preenchimento, mais fácil será preencher o campo dos custos e mais precisa a análise sobre a viabilidade de seu modelo.

Espero que tenha gostado da ferramenta e que ela te ajude a aprimorar seu modelo de negócios, gerando mais resultados para você.

Abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *