Olá!
Este vídeo apresenta dicas sobre o Canvas do Modelo de Negócio, uma ferramenta que te ajudar a analisar todos os aspectos relevantes do seu negócio em uma única página.
A ferramenta Canvas do Modelo de Negócio foi desenvolvida pelo suiço Alex Osterwalder e é muito bem apresentada no seu livro “Business Model Generation” (segure o link: https://amzn.to/3dLcgiS).
Ela é formada por nove blocos que representam os aspectos relevantes de seu negócio.
1) Segmento de clientes – Aqui você registra os segmentos de clientes que atende ou pretende atender.
2) Proposta de Valor – Registre como resolve, ou pretende resolver, problemas do seu cliente.
3) Canais – Quais os canais que utiliza, ou utilizará, para viabilizar que sua proposta de valor (já transformada em produtos ou serviços) seja conhecida por seus segmentos de clientes e entregue a eles.
4) Relacionamento com clientes – Como se relaciona, ou pretende se relacionar, com cada segmento de clientes definido no seu Canvas.
5) Receitas – Como pretende capturar parte do valor gerado e entregue aos clientes. Venda única, assinatura etc. Atenção: Tudo o que vimos até agora deve ser bem detalhado, de modo a te ajudar a preencher os próximos quadros.
6) Recursos-chave – Quais os recursos necessários para elaborar e entregar sua proposta de valor.
7) Atividades-chave – Quais as atividades que precisa realizar para elaborar e entregar sua proposta de valor.
8) Parcerias-chave – Que parcerias precisa estabelecer para elaborar e entregar sua proposta de valor. Pense nos parceiros que complementam suas competências, recursos ou atividades.
9) Custos – Identifique os custos relacionados com cada um dos blocos anteriores.
Atenção: Observe que quanto mais detalhado tiver sido o preenchimento, mais fácil será preencher o campo dos custos e mais precisa a análise sobre a viabilidade de seu modelo.
Espero que tenha gostado da ferramenta e que ela te ajude a aprimorar seu modelo de negócios, gerando mais resultados para você.
Abraço e sucesso!