COMO A CONSULTORIA PODE AJUDAR SUA ORGANIZAÇÃO?

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Ultimamente, muito foi falado e escrito acerca da atividade de consultoria. Nesta era de mudanças cada vez mais rápidas, intensas e surpreendentes, muitas empresas têm contado com o apoio de agentes externos (e, eventualmente, internos) para auxiliá-las a diagnosticar e superar seus desafios de gestão por meio de soluções técnicas desenvolvidas em consultorias de organização.

Por outro lado, algumas vezes se observa que o termo consultor é empregado para qualificar aqueles que atuam no ramo de venda de automóveis, de cosméticos e de outros produtos. Com todo o respeito a estes profissionais, não é o assunto que tratamos aqui. Também não estamos nos referindo a aqueles casos em que alguns se apropriam da citada qualificação para tentar justificar a origem de valores auferidos de forma pouco republicana. Para usar um termo da moda.

Mas, afinal, falamos do quê?

A atividade de Consultoria de Organização a que se refere este breve texto é a definida pelo Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização como sendo aquela que visa a investigação, identificação, estudo e solução de problemas, gerais ou parciais, atinentes à estrutura, ao funcionamento e à administração em entidades privadas, públicas ou do terceiro setor.

Ou seja, o consultor de organização, dada sua formação acadêmica e experiência, é o profissional capaz de auxiliar o cliente a compreender as dificuldades estruturais, processuais ou administrativas que enfrenta, propondo soluções e auxiliando a implantação de caminhos eficazes para sua superação.

Um interlocutor externo, com vivência e preparo, costuma ser de grande valia para indicar alternativas muitas vezes não percebidas por quem tem a atribuição de buscar saídas e que, por estar intrinsecamente vinculado ao problema, por mais que se empenhe e analise reiteradas vezes a situação, encontra dificuldades para solucioná-la. É como acontece com qualquer um que, ao redigir um texto, lê e relê o escrito e não consegue ver um erro crasso que tenha cometido.

O grande segredo neste processo é que o consultor de organização não soluciona o problema sozinho. Ele ajuda a empresa a enxergar e compreender melhor o desafio, pensar fora do quadrado e elaborar soluções compartilhadas que possam ser colocadas em prática pelo próprio cliente, respeitando sua cultura, seu momento e seus recursos.

Ocorre que, em boa parte das vezes, o custo financeiro deste processo é impactado desfavoravelmente pelo número de horas de trabalho dedicado pelo consultor ou consultores de organização in loco, acrescido de despesas de transporte, hospedagem e alimentação, quando o cliente está geograficamente distante.

Preocupada com essa restrição, a KOLME pesquisou modelos que pudessem atender a situações em que o cliente identifica a necessidade de um trabalho de consultoria de organização tradicional, mas não dispõe ou não pode empregar os recursos necessários para sua contratação. Foram construídos, então, os modelos de Consultoria à Distância e da Mentoria Organizacional, exatamente com o objetivo de reduzir custos, sem deixar de atender, de forma consistente, às necessidades das organizações, apostando na consolidação de seu autodesenvolvimento.

No primeiro caso, Consultoria à Distância, as tradicionais fases de Levantamento, Diagnóstico e Elaboração de Propostas de Solução, presentes em uma consultoria clássica, são realizadas remotamente pelo consultor, com base em elementos predefinidos por ele e fornecidos pelo cliente. As demais etapas de Implantação e Acompanhamento são realizadas pela empresa, sempre contando com a supervisão remota do consultor. Reuniões periódicas por videoconferência, e eventualmente presenciais, durante todo o processo, garantem a segurança de que os trabalhos se darão em boa ordem técnica.

O segundo modelo, a Mentoria Organizacional, cumpre igualmente as cinco etapas descritas no caso anterior, porém a intervenção do consultor se dá apenas por meio de reuniões, realizadas por videoconferência ou presencialmente com a participação de um ou mais profissionais da organização, chamados multiplicadores. Estes, valendo-se de técnicas e metodologias repassadas previamente pelo consultor, são os responsáveis por receber as orientações, conduzir localmente as ações e avaliar os resultados alcançados, sempre com a orientação e supervisão do consultor.

Assim, pode-se observar que tanto a Consultoria de Organização, como a Consultoria à Distância e mesmo a Mentoria Organizacional constituem um conjunto de ferramentas de altíssimo potencial gerador de resultados a Administradores que se deparam com a necessidade de aprimoramento de performance ou correção de rumos, valendo-se do auxílio de consultores de organização.

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