Olá!
Neste vídeo apresentamos algumas dicas sobre a ferramenta que te ajuda a desenvolver sua proposta de valor (seus produtos e serviços) com base nas necessidades e expectativas de seus clientes.
A ferramenta Desenho da Proposta de Valor foi desenvolvida por Alex Osterwalder e está muito bem explicada no seu livro “Value Proposition Design – Como Construir Propostas de Valor Inovadoras” que está disponível na Amazon (segure o link: https://amzn.to/3432rIX). Nela você vai encontrar duas estruturas; O Perfil do Cliente e o Mapa de Valor.
O perfil do Cliente é composto por três elementos: No primeiro você deve registrar as “Tarefas” que ele precisa ou deseja realizar, no segundo as suas “dores” (no sentido figurado, é claro) – são obstáculos e riscos a que está submetido, por fim os “Ganhos”, resultados e benefícios, que ele pretende obter. O objetivo é te ajudar a conhecer seu cliente da forma mais profunda possível.
O Mapa de Valor é composto por outros três elementos: No primeiro você deve registrar os “Analgésicos” como seus produtos ou serviços podem ajudar a eliminar as dores do seu cliente. No segundo, os “Geradores de Ganhos” – como seus produtos ou serviços podem ajudar seu cliente a alcançar os resultados e benefícios que ele pretende. Registre também como você pode ajudá-lo a realizar suas tarefas de foma mais produtiva, menos custosa, mais rápida.
Por fim, o bloco em que você vai registrar seus produtos e serviços – que devem conter os analgésicos e geradores de ganhos que relacionou.
Dicas: 1) Identifique quais as “maiores dores” que você pode ser capaz de eliminar;
2) Quais os maiores ganhos que pode proporcionar;
3) Como pode ajudá-lo de forma mais efetiva em suas tarefas.
A ideia é você priorizar tudo isso. Quanto mais você ajudá-lo, mais valor ele perceberá em seus produtos e serviços e mais estará disposto a pagar por eles. Espero que aproveite este conteúdo ,revise sua Proposta de Valor e alcance maiores resultados em seu negócio.
Abraço e sucesso!