GESTÃO DE CRISE USANDO O BALANCED SCORECARD

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Olá,

Aqui é Leonardo, da Kolme, trazendo mais um conteúdo com o objetivo de te ajudar a superar a crise causada pela COVID-19.

Hoje eu quero te ajudar na gestão da crise de forma bem prática. Quero propor a elaboração de um diagnóstico rápido que vai abranger seu negócio, seus clientes e seu time.

Vamos direto ao primeiro ponto. Vamos usar como base para nosso diagnóstico uma ferramenta de gestão chamada Balanced Scorecard.

Vou deixar um link para uma planilha que vai te ajudar a registrar o trabalho que irá desenvolver aqui. (clique aqui)

Vamos analisar as quatro perspectivas tradicionais, apresentadas pelos autores. Vou fazer algumas perguntas relacionadas com cada perspectiva e proponho que você atribua uma nota de 0 a 10 no impacto que você está percebendo em cada uma delas, tendo como referência os últimos 30 dias.

Perspectiva Financeira

  • Qual o impacto percebido na capacidade de geração de receitas?
  • Qual impacto percebido nos custos?
  • Qual o impacto percebido na produtividade?

Perspectiva Clientes

  • Qual o impacto percebido na captação de novos clientes?
  • Qual o impacto percebido na retenção de clientes?
  • Qual o impacto percebido na satisfação dos clientes?
  • Qual o impacto percebido na capacidade de produção e entrega de sua Proposta de Valor (ou seus produtos e serviços), mantendo os atributos originais (nível de qualidade, prazos etc.)?

Perspectiva de Processos Internos

  • Qual o impacto percebido na capacidade de realização dos processos de inovação (idealização de ofertas, criação de novos produtos ou serviços)?
  • Qual o impacto percebido na capacidade de realização dos processos de operações (produção, venda, suporte administrativo, gerenciamento etc.)?
  • Qual o impacto na capacidade de realização dos processos de Pós-venda (garantia, suporte ao cliente, relacionamento com cliente etc.)?

Perspectiva Aprendizado e Crescimento

  • Qual o impacto percebido na capacidade dos funcionários realizarem suas atividades?
  • Qual o impacto percebido na capacidade dos sistemas de informação (geração, organização, disseminação e gestão de informações relevantes para o negócio)?
  • Qual o impacto percebido na motivação e no alinhamento da equipe?

Para te ajudar a realizar um diagnóstico mais realista, eu proponho que você registre quais evidências te levaram a atribuir a nota escolhida para cada item. Se for o caso, ajuste a nota após o registro das evidências – às vezes nossa percepção muda a nos depararmos com as evidências.

Neste ponto você já conseguiu organizar suas percepções sobre os impactos em cada perspectiva de seu negócio, atribuiu notas (o que te ajuda a identificar quais os impactos mais relevantes) e reuniu as evidências relacionadas com cada impacto percebido.

Antes de irmos para o passo seguinte, que envolve identificar opções sobre o que e como fazer para minimizar os impactos percebidos, é muito importante que você tenha clareza sobre sua visão de longo prazo e dos valores (declarados ou não) de seu negócio. Essa medida tem por objetivo alinhar as decisões com esses pontos.

Abrir mão da sua visão, ou de seus valores, pode causar um impacto significativo nos resultados de longo prazo de sua organização. Caso haja alguma decisão nesses sentidos ela deve ser tomada de forma totalmente consciente.

Vou te propor mais uma coisa importante, que em um primeiro momento pode parecer contraintuitiva. Vamos inverter a ordem apresentada anteriormente.

Comece o próximo exercício pela Perspectiva Aprendizado e Crescimento, em seguida passe para de Processos Internos, depois a de Clientes e finalmente a Financeira.

Você vai perceber que ao reduzir o impacto em uma perspectiva irá influenciar nas seguintes.

Mais do que isso, vai perceber que, muito provavelmente, não conseguirá “resolver” as questões da perspectiva Financeira sem antes “resolver” as demais.

Então, vamos adiante.

Registre todas as opções de mitigação que você considere possíveis de serem adotadas, para cada um dos impactos percebidos.

Faça um brainstorming, procure abrir sua mente e registrar o máximo de opções para cada impacto, sem se preocupar com as possíveis restrições neste momento. Assim você evita limitar desnecessariamente sua visão sobre as possibilidades existentes.

Após registrar o maior número de opções possível, passe para a próxima fase. Identificar as melhores opções com relação a cada item analisado.

Para isso, leve em consideração os resultados positivos que cada opção pode gerar no item avaliado e suas consequências nas perspectivas seguintes, agora é a hora de levar em conta as eventuais restrições (tempo, complexidade, recursos etc.), além de considerar também – como já mencionei anteriormente – a Visão (resultados de longo prazo) e os Valores da organização.

Após identificar as opções que lhe parecem mais adequadas, sugiro que você avalie os impactos dessas opções no seu “Desenho da Proposta de Valor” e no “Modelo de Negócios” como um todo. Essa avaliação vai te ajudar a identificar eventuais adequações em cada um dos importantes aspectos de seu negócio.

Possivelmente, você também terá que ajustar seu Plano de Marketing para contemplar o que for decidido aqui.

Vou deixar links para conteúdos em que tratamos de cada um desses pontos, para te ajudar a ter a visão mais sistêmica possível e ajustar da melhor forma seu negócio à realidade atual, sem perder de vista os resultados de longo prazo.

Desenho da Proposta de Valor

Canvas do Modelo de Negócio

Plano de Marketing

Espero que este conteúdo seja útil para você. Fique à vontade para repassar para seus amigos, quanto mais pessoas conseguirem encontrar suas soluções para a superação desta crise será melhor para todos nós.

Abraço e sucesso!

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