Olá!
Esta é mais um conteúdo da Série KOLME DESENVOLVE – Liderança.
Mais um texto, de autoria de terceiros, que traduzimos e estamos disponibilizando com a nossa proposta de gerar reflexões que te auxiliem no desenvolvimento das competências essenciais de liderança.
Como sempre, vamos deixar o link para a matéria original (em inglês), para o caso de você preferir acessar diretamente por lá.
Ao fim do texto deixamos as informações sobre o autor.
Espero que você goste da leitura.
Vamos lá!
====================================================================================================================================================================================================
Muitas vezes ouvimos falar sobre a busca de uma mentalidade de crescimento em um esforço para mudar o nosso processo de pensamento do incremental para o crescimento exponencial. Você pode ter quantidades incríveis de senso de propriedade, mergulhar profundamente nas questões centrais do negócio, e despertar a inovação com entusiasmo enquanto pensa grande pequeno ou lateralmente.
Mesmo se você deixar o pensamento incremental de lado e realmente abraçar uma mentalidade de crescimento, o que acontece então? Você colocou as pilhas, por que não funciona?
Coragem.
Você vai precisar de coragem.
Ninguém pode ensiná-la a você, entregá-la a você, ou fazer um discurso que irá te inspirar a colocar esta ferramenta em sua caixa.
“Coragem e uma mentalidade de crescimento são essenciais para prosperar no mundo altamente dinâmico de hoje,” diz Chirag Thakker- Iniciativas Estratégicas na Deloitte. “Os dias de confiar principalmente na experiência e no conhecimento da indústria se foram, pois as indústrias estão constantemente sendo balançadas e evoluindo, exigindo novos conjuntos de habilidades e perspectivas a cada esquina. Em vez disso, uma atitude persistente e capacidade de aprender são a chave. Elas vão ajudar a te levar para a frente.”
Compreender a diferença entre coragem e mentalidade de crescimento
Vamos dar um passo para trás para definir a diferença entre esses dois termos incompreendidos e, em seguida, identificar como eles interagem um com o outro.
Coragem: Um conceito desenvolvido pela professora da Universidade da Pennsylvania Angela Duckworth, coragem é perseverança e consciência. Pessoas corajosas são focadas no resultado, em vez de dependentes. Eles demonstram resistência e comprometimento, e resiliência com otimismo, confiança e criatividade. Excelência e serviço reinam sobre o perfeccionismo.
Mentalidade de crescimento: Um compromisso pessoal com a ideia de que o trabalho árduo é necessário para alcançar o crescimento. Um amor pelo aprendizado e resiliência para alcançar objetivos. A perspectiva de que o fracasso é uma oportunidade de crescer.
Notavelmente, essas definições se sobrepõem- ambas incluem resiliência, capacidade de recuperação rápida e resistência adquirida pelas dificuldades. Em outras palavras, ambos exigem que enfrentemos nosso medo mais comum – fracasso. Nesta interseção entre a coragem e a mentalidade de crescimento, o fracasso é primordial.
O fracasso é uma parte importante da viagem
Eu estive neste cruzamento e experimentei puro fracasso. O fracasso me visita como um velho amigo. Apertamos as mãos, aprendemos uns com os outros e seguimos em frente.
Gerenciei equipes e vendedores de baixo desempenho, baixa demanda do mercado e lacunas de receita repletas de problemas, às vezes, tudo ao mesmo tempo. Nenhum desses problemas são resolvidos em um dia ou mesmo um mês. Orientar as equipes através dos tempos difíceis, como estes, requer resiliência.
Então, poderíamos igualar a resiliência com a coragem? Não é bem assim. Eu acho que a resiliência é uma parte ou componente da coragem. Resiliência é a capacidade de se recuperar, apesar de todas as probabilidades, enquanto a coragem é a força geral do caráter de alguém. E uma mentalidade de crescimento alimenta a capacidade de visualizar e aspirar à melhoria, aceitando que o fracasso é uma parte dessa jornada.
Se você tem uma equipe que está faltando coragem, mas expandindo sua mentalidade de crescimento, você deve permitir e até mesmo incentivar o fracasso para ajudá-los a experimentar este importante processo de crescimento? Sim. Mas não estamos falando de uma casca de banana no corredor aqui.
Como construir resiliência
Correr para salvar o dia e ser o herói (você sabe quem você é) em um projeto instável não é a melhor maneira de construir resiliência psicológica em sua equipe. Eu me apoio na coragem para me impulsionar além das falhas, e eu faço um esforço para deixar a minha equipe desenvolver essa mesma habilidade. Neste post, estou focando em estratégias para que indivíduos desenvolvam essa habilidade. Esta será a sua base, e no meu próximo post, vou abordar como aguçar essas habilidades como uma equipe.
Aqui estão sete maneiras de ajudá-lo a desenvolver melhor a sua coragem e mentalidade de crescimento:
- Descarte sua expectativa de merecimento. Não seja um gerente distante nem pegue o bonde andando. Invista em seu trabalho e relacionamentos com autenticidade, independentemente do seu título ou experiência.
- Demonstre bondade. Trabalhe para ser um excelente servidor para todos seus contatos. Mostre bondade com colegas de trabalho, clientes, amigos, família, todos.
- Busque projetos que estão fora de sua zona de conforto. Atribua a si mesmo e sua equipe a projetos que incentivam sair da rotina normal. Como líder, coloque-se nas trincheiras e demonstre como aprender com humildade.
- Lute pelo progresso e profissionalismo em vez de agradar as pessoas. O sucesso do projeto é difícil de alcançar e a gestão do relacionamento é muitas vezes o componente mais importante do trabalho. Concentre-se juntamente com sua equipe no sucesso e não negligencie a necessidade de ser direto ao gerenciar e interagir com os outros. Eu recomendo aperfeiçoar a arte da franqueza radical.
- Procure apropriar-se verdadeiramente e gerencie isso com
responsabilidade.
Seja dono de seu trabalho e seus resultados e esteja certo de continuar tomando a iniciativa mesmo quando as coisas não saírem como o esperado. Recompense outras pessoas que também exibem iniciativa, mesmo quando elas vacilarem. - Crie oportunidades para criatividade. Permita espaço para experimentar e garanta à sua equipe que seus esforços terão um impacto. Para desencadear ideias novas e originais, tente limitar os recursos para incentivar a obstinação.
- Identifique e aponte as tomadas de decisão baseadas no medo. Examine a maneira como você e sua equipe tomam decisões e certifique-se de que você está jogando para ganhar em vez de evitar perder. Use a franqueza para identificar e superar a tomada de decisão baseada no medo consigo mesmo e com os companheiros de equipe.
Se você é um colaborador individual ou um líder de equipe, as mudanças que você faz para chegar à interseção entre coragem e mentalidade de crescimento terão um impacto sério. Em nosso mundo em rápida mudança, a capacidade de vencer o medo e o fracasso com resiliência tornou-se uma habilidade crítica, e você pode e deve promover essa atitude em todos os níveis da organização. Levante aqueles ao seu redor, seja esse o seu trabalho ou não.
“Uma pessoa com uma mentalidade de crescimento tem a paixão e a paciência para o jogo longo,” diz Elektra Helde, Gerente de Marketing Sênior de um provedor líder de SAAS. “Eles são o maratonista, eles acreditam no objetivo final, eles veem tentativas fracassadas como temporárias. Eles são inerentemente corajosos. Eles perseveram, testam, iteram e, eventualmente, têm sucesso. Não há sucesso sem a visão e a coragem de deixar o medo de lado, e fazer isso acontecer.”
Levando coragem e crescimento dos indivíduos para suas equipes
Nós tocamos em como um indivíduo pode usar perseverança para superar desafios diários até que ele ou ela alcance o sucesso. É importante notar que o indivíduo que mostra coragem muitas vezes se beneficia dos resultados e da resistência que ele cria. Mas como essas estratégias podem ser estendidas a uma equipe?
“Coragem é um pré-requisito para qualquer crescimento. No início é doloroso e muitas vezes confuso. O progresso só virá para aqueles que perseveram,” diz Gregg Carey, Diretor-Gerente de Liderança e Educação na Singularity University.
Nós cobrimos como aproveitar melhor a combinação de coragem e mentalidade de crescimento em um nível individual, e esta combinação é tão importante quanto, mas bastante sutil, a nível da equipe. O progresso pode ser alcançado pelas habilidades individuais de seus companheiros de equipe para superar desafios, mas fatores externos muitas vezes podem impactar o sucesso e limitar o progresso. Esta história frustrante soa familiar? Como nos reunimos como uma equipe para combater esses desafios? No meu próximo post, vamos discutir como desenvolver essas características em suas equipes e escalar em toda a sua organização.
Enquanto isso, não deixe de assistir ao nosso webinar on-demand com Gregg, intitulado Quebrando os padrões e hábitos que criam esforços isolados dentro das organizações que aborda como mudar a mentalidade de sua equipe para reagir melhor e superar desafios organizacionais, de equipe e individuais. Esperamos que você sintonize.
SOBRE a autora / CARMELA FORTIN
Carmela é gerente sênior de Geração de Demanda Empresarial e Desenvolvimento de Negócios da Singularity University. Como um sous chef com cicatrizes, ela pratica diariamente o crescimento com coragem e está sempre feliz em compartilhar histórias sobre uma boa xícara de café. Quando ela não está concentrada em um projeto de aceleração do crescimento, você pode encontrá-la na aula de yoga ou pescando.